quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Verdade?

Por mais que busquemos - por nossa própria conta - a verdade, nem se vivêssemos 1000 anos, teríamos uma mera noção do que seria verdade. A verdade na história é mutável, inconstante e sujeita aos padrões de época das sociedades. Uns questionam que a verdade seria o que é efetivo na prática, algo imutável e perfeitamente racional. Leis de Newton, na mecânica clássica, é um bom exemplo. Porém ao ler a Bíblia, percebemos que o conceito de verdade é totalmente diferente do padrão atual. Minha tese é que por experimentarmos o amor de Deus por aceitar a salvação em Jesus, indiferentemente do que fizemos, fazemos, é o que nos torna gratos e com vontade de conhecer mais sobre Deus.

Essa "experiência" divina, nos constrange daquilo que Deus não aprova, mas para aqueles que a experimentam, a balanca pesa infinitamente mais pelo amor dado, do que pelo nossas vontades sacrificadas. E ao buscar-mos a Deus, conhecemos a nossa identidade n'Ele e isso nos faz sentir realmente satisfeitos em viver, não importanto o preço a ser pago. E isso faz os não crentes rangerem os dentes, por que criticam sem conhecer, ou se frustram com Deus por causa da "Igreja de Cristo", que ultimamente herética tem sido pouca e realmente tem dado motivos para teses de muito respaldo científico, como por exemplo os neo-ateístas Richard Dawkins, Daniel Dennett e Bill Mahen.

O apóstolo Paulo, na 1a carta aos Coríntios, versiculo 18 ao 21, afirma:
"Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação". (RA - Almeida Revista e Atualizada)
Ou seja, a devoção, a busca não pode ser explicada por meios naturais ou científicos, nem por nós mesmos. As boas novas do evangelho, soarão besteira para aqueles que não entendem, mas será a salvação para o necessitado. (Romanos 3:23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"; ênfase minha.) Por que a verdade agora vive dentro da pessoa. Ela é mais intrínseca do que qualquer outra coisa, pois o que era loucura, se tornou verdade e essa verdade, que era repúdio, agora é possível de ser vivida.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim". João 14:6

3 comentários:

  1. Uhmm..
    Não entendi corretamente brow!

    Como eu consigo apreender a verdade? Qual a forma , como posso ter certeza de que creio na "Verdade verdadeira" como Schaffner dizia, pelo experimento?

    Abraço

    Ediel

    ResponderExcluir
  2. Ediel,

    Comparei Jesus a única verdade. E o modo de experimentá-lo é apenas buscando-o. A fé, como Paulo fala que "é a certeza das coisas que não se veem" e pela fé é único modo que conseguimos alcançar algo da parte de Deus. Não que seja mérito nosso, mas graça d'Ele e somente para Ele.

    ResponderExcluir
  3. Uhm.. ok.
    Todos experimentarão a verdade um dia, mesmo aqueles que sempre a rejeitarão e nunca tiveram fé(ex. a verdadeira ira do cordeiro), logo o experimento não é uma boa base para se saber a verdade, essa é a origem do iluminismo e posteriormente segundo alguns a influência que levou a movimentos dentro da igreja como o pentecostalismo no século XIX, de buscar uma experiência além da salvação... brother, gostaria de deixar apenas dois livros excelentes sobre esse tema sobre a verdade.. "Guerra Pela Verdade" de John MacArthur e de Francis Schaffner o "O Deus que se revela", vc encontrara em qualquer livraria cristã de verdade ;)..

    Abraços

    ResponderExcluir