sábado, 21 de maio de 2011

Intrudução e exposição de motivos.

Nesse texto, irei falar um pouco sobre a minha opinião sobre a minha busca e o que eu tenho visto acontecer. Gostaria de pedir perdão se for muito assertivo, mas estou indignado.

Sou cristão, sei de onde vim, para onde vou e quem eu sou. Tento, como Calvino, de não ficar buscando "algo novo" que está tão incrustado no imaginário evangélico moderno, mas de simplesmente viver o que está proposto como vida (na Bíblia) e nos tornar plenamente felizes, satisfeitos e dispostos a viver por esta causa. No calor da discussão que está em voga atualmente vemos muito quebra-pau e pouca conversa civilizada. Sinto um certo nojo em ver tanta falácia e pouca atuação, até porque o meu entendimento é que se existem chagas na sociedade, são por causa da Igreja, que como órgão máximo de proteção a família e a moral, generalizando isso não serviu muito, porque no que se vê majoritariamente, se busca sempre saciar a ganância dos "fiéis" prometendo bençãos financeiras e curas físicas, sendo que daqui poucos anos teremos que deixá-las, quando morrermos. Ou seja, ganância, poder, influência e tudo aquilo que Jesus dava a devida atenção e alerta para que tomemos cuidado, hoje são até defendidas na própria igreja que quer divulgar o mesmo Jesus. Minha opinião é o que está disposto na bíblia, porém como estudante de Direito, acredito que seja possível ao encontrarmos um meio termo para ambas as partes. Entendo a mudança social não como um ato miraculoso da parte de Deus na terra física; mas como resposta do homem à transformação do seu coração que foi derramada pela graça de Deus através de Jesus e que é dom dele, exclusivamente.

1) Marcha Para Jesus.

Fui na Marcha para Jesus em Curitiba. Todos se divertem, gritam e berram "como um leão" ou "voam como águias" para qualquer amém e aleluia, declaram que Jesus é o Senhor para um monte de prédios e estátuas e voltam para as suas casas com a sensação de serviço cumprido (esqueci de dizer que darão os dízimos a noite no culto para tirar a responsabilidade de estar fazendo a definição bíblica de religião)Não sou profeta nem juíz, mas acredito que podemos fazer algumas previsões e obervações.

2)Alta cúpula.

Os líderes responsáveis pela luta evangélica? Vamos começar pelos semi-deuses Silas Malafaia ( que você pode ter sua vida financeira ungida por ele pagando 900 por uma Bíblia) e BISPO Robson Rodovalho (que pra quem tem um mínimo de cultura e faz leitura de periódicos sabe dos seus escândalos referentes a festas de crentes com dinheiro público e também a sua péssima teologia focada nos bens materiais. Sem falar dos muitos políticos que para tirarem a sua casquinha de votos ficam espumando ao falar de Deus para mostrar que são espirituais.

Começamos bem, com os líderes sendo "vitimas" de escândalos que eles nunca ouviram falar. Pois são santos imaculados que não sabem reconhecer que somos dependentes da mesma graça e brincam com a palavra de Deus, o sonhos e o futuro das pessoas.

3)Fiéis.

Temos que ter paciência com os novos na fé. As vezes dizem que eu não estou no primeiro amor por cortar o barato dos iniciantes. Minha visão é diferente, pois sem cuidado e pela paixão cometemos erros que podem ser trágicos. A fidelidade do cristão hoje é algo que é muito questionável. Só fazer uma pesquisa perguntando por que você está na igreja, creio que "tem lá um pastor que cura" sobressai infinitamente maior do que "sou um necessitado de graça e perdão". Me permito questionar isso, pois a quantidade de pessoas que saem da igreja diante um problema mínimo é muito grande e precisa ser entendido e buscar soluções.

4)Dificuldade na heterogeneidade do povo cristão.

Hoje há uma apelação a uma homogeneidade no meio da igreja. "Crente tem que ser assim e acabou a história". O problema que Jesus não partia deste princípio. Via-se nos seus discípulos o questionador (Tomé), o espontâneo curto e grosso (Pedro), o mais detalhista e médico (Lucas), o filósofo e romântico (João), entre outros... As diferentes opiniões, gostos e vontades, desde que limitadas pela bíblia é o que fazem o corpo de Cristo maravilhoso.

5) Apologistas e Teólogos

Se surge uma crítica que vem de fora da Igreja, por parte da mídia, ou qualquer outro veículo, a resposta sempre é que os de fora não conhecem a Deus e não entendem. O interessante como a crítica externa não produz frutos no meio evangélico.
Incrível como teologia dentro de certas igrejas causa arrepio nas pessoas. Pastores satirizam os teólogos, porque "vivem a letra", "são frios", "criticam demais"...
Agora quando você faz uma crítica interna, objetivando abrir os olhos ou simplesmente dar uma nova alternativa, você é o rebelde, cínico, o "tenham cuidado com ele", imaturo e a humilhação chega a ser ridícula, por que não somos do padrão que tais pessoas impuseram ou desejam nas suas congregações que os seguem cegamente.

(...)

Agora me perguntariam, e a solução para tudo isso?

A solução é mais simples do que imaginamos. Como falei no começo, quando temos um encontro com Deus e reconhecemos quem verdadeiramente somos, não há mais como voltar atrás. Logo o amor e a justiça de Deus operam em nós e buscamos fazer a Sua vontade. Esta vontade não limita a um ministério, um trabalho, uma oportunidade, mas é algo que faz de nós evangélicos, que vivem sua palavra e isso queima em nosso corações. A partir do momento que isto brota em nossos corações, está pronto para atingir todas as áreas que estão a nossa volta. Ou seja, a solução está em repensarmos nossa situação como cristãos que tem uma missão de mudar esta terra.

Porque depois desta etapa, com Deus a nossa frente e poderoso em nossos corações, quem irá nos parar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário