segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tentativa abstraída e realista de entender os últimos acontecimentos da Web.

Antes que me considerem um hipócrita, preciso confessar que já fiz muitos downloads. Já assisti muitos seriados no MegaVideo, usei Torrent. Mas quando eu comecei a trabalhar e comecei a ter contato com as empresas, política e como diz meu pai, "ao mundo dos adultos", comecei a ver que existem certos prazeres que são sutis pela beleza que carregam. Comprar os originais de filmes, livros e cd´s de bandas que eu gosto é maravilhoso. Se sentir prestigiando alguém que fez um trabalho que na sua opinião foi relevante, atingiu seu coração, foi técnico e bem feito é se sentir parte do progresso e até abençoador. É caro, dá gastos? sim. Mas é infinitamente melhor do que comprar um jogo pirata, fechar com 100% mas nunca podendo jogar na internet para que não trave, casem a licença ou entrem com uma demanda sobre CopyRights.


Desde que Julian Assange começou a despertar interesse na população mundial sobre a divulgação de informações dos governos sobre praticamente tudo, entramos em uma nova era de debates a respeito da liberdade de expressão, das ações estatais discricionais e da possibilidade do povo saber informações secretas ou de acesso limitado.

Sobre os itens citados acima, os Anonymous surgiram para lutar por eles. Através de fóruns, imageboards, ataques DDoS (que seriam simplesmente sobrecarregar o sistema dos seus alvos) e protestos não virtuais nas ruas das cidades, mostraram que o domínio ganancioso de algumas empresas possuidoras dos CopyRights ou que as ações do governo não precisam de mais transparência devem ser combatidas e combalidas. Até aqui estamos de acordo.

As grandes corporações que extrapolam seu direito sobre os mais fracos devem ser punidas e precisa-se de políticas mais eficientes para regulamentar isso, mas se elas estão lá é porque muitas pessoas trabalharam, estudaram e criaram coisas que despendeu tempo, gastos, análises de mercado, público alvo, psicologia, marketing entre outros. Então elas merecem estar lá. Agora o que elas não tem direito e passar por cima dos direitos dos outros.

Já na história, percebe-se que a articulação sempre foi um fracasso e que abrir mão sempre foi um grande problema. Em virtude disso, caem regimes e entram novos, que não raros, são uma nova roupagem sobre uma velha ideia. Para ilustrar isso é o velho caso da oposição que sempre critica, mas quando sobe ao poder, não se basta a fazer igual, mas rebaixa-se fazendo o pior.

Tendo em vista a dificuldade dos grandes abrirem mão, os Anonymous entram agora com força global, cansados de lutar por equidade ou igualdade, e querem tirar a força e usar métodos que são contra os próprios direitos que eles lutaram e acabam por cair no contraditório. Através de ameaças e da divulgação da visão que utilizar o próprio sistema é ineficaz (provavelmente afetados por assistirem filmes de conspiração de má qualidade que baixam em sites de downloads), o que antes eram apenas ataques DDOS, agora são questionamentos sobre questões basilares da sociedade e do Direito que foram e são avanços. Através de boicotes ridículos como a divulgação de todo o acervo da Sony para baixar (o que caracteriza pirataria) e de exposição de intimidades de pessoas, empresas e governos. Não confunda pirataria com Anonymous, mas existem muitos "pirateiros" lá dentro. Sobre o MegaUpload, o dono não deve ser culpado de pirataria. Porém o espaço cedido deveria ser policiado para não manter arquivos com direitos autorais. Erro que ele cometeu foi ser conivente com a pirataria que pessoas colocaram por lá. Que seja preso!

Então o que deveria ser feito?

Se existem homens e mulheres de verdade, eles mostram seu rosto e seu ideal e lutam por ele. Se esconder nas sombras é no mundo real covardia, pois é ter medo de sofrer consequências. Não é preciso dizer nomes de pessoas que lutaram por direitos e conseguiram que seus rostos virassem lendas e seus nomes conhecidos no mundo inteiro. A nossa Constituição assegura no seu artigo 5o inciso IV que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;" Isso para garantir a pessoa que possui um direito lesado a tentar reavê-lo ou a réplica. Como Cristãos a Bíblia chega a ser mais enfática sobre o Assunto: Ai daquele que edifica a sua casa com injustiça, e os seus aposentos sem direito, que se serve do serviço do seu próximo sem remunerá-lo, e não lhe dá o salário do seu trabalho.(Jeremias 22:13).

Valorize o seu trabalho e do outro. Compra coisas Originais. Não destrua a construção filosófica do estado que remete a tempos remotos. Não seja ganancioso. Não se esconda atrás de uma máscara. Não critique uma empresa sendo viciado nos gadgets dela. Lute pelos direitos que foram excluídos ou transpassados. Faça barulho na frente de órgãos públicos. Vote conscientemente. Porque no final isso se resumirá é um ponto apenas: A nossa Ganância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário